DRONES COMO FERRAMENTA DE APOIO AO SALVAMENTO BALNEAR



Os drones são aeronaves não tripuladas que tiveram seu início de desenvolvimento tecnológico exclusivamente de cunho militar. Na última década, porém, com o avanço da tecnologia dos mais diversos componentes envolvidos no voo desse tipo de aeronave, os drones de uso civil ganharam forte destaque e novas utilidades foram sendo testadas e muitas delas como grande contribuinte para a sociedade.
Uma dessas novas utilidades é no apoio ao salvamento balnear. No verão de 2015, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro deu início à uma operação pioneira e implementou os drones em suas operações de salvamento nas praias de Copacabana. A aeronave equipada com uma boia salva-vidas era capaz de lançá-la no mar em direção à vítima.

Ler notícia

Em 2018, repetindo o que ocorreu no verão de 2017, será utilizado na Praia de Sagunto, Valencia um modelo de aeronave de monitoramento e resgate chamado Auxdron Lifeguard. O Auxdron voa em direção à vítima, posiciona-se sobre ela, solta um dos dois coletes salva-vidas que depois infla automaticamente em décimos de segundo quando entra em contato com a água. Finalmente o colete é retirado do drone quando a vítima está segura, aguardando até a chegada dos serviços de resgate e primeiros socorros.

Ver vídeo

Dados sobre afogamentos em Portugal

Segundo dados do Observatório do Afogamento (Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores - FEPONS), entre 1 de Janeiro e 14 de Setembro de 2017 foram contabilizadas 92 mortes por afogamento em Portugal.
Face ao cenário que nos foi apresentado em 2017 é necessário reconhecermos que o afogamento é um problema de saúde pública em Portugal e a promoção e apoio à investigação científica como forma de desenvolvimento de programas preventivos e da inovação dos métodos e equipamentos de salvamento é uma estratégia de prevenção a ser admitida.

A Caledron, como representante em Portugal do Auxdron Lifeguard, trás esta aeronave revolucionária e um serviço de monitoramento e salvamento balnear inovador para as praias de Portugal.
Apostamos na tecnologia dos drones como a ferramenta chave e inovadora para incorporar às equipes de salvamento e socorro balnear. Esse sistema diminui o tempo de resposta à vítima de afogamento e facilita o apoio a sua flutuabilidade até que os nadadores salvadores possam chegar até ela. Graças à sua grande amplitude de visão, nos permite também antecipar possíveis acidentes aquáticos executando patrulhas dinâmicas, otimizando recursos humanos e logísticos.

gallery





← Ver Todas as Novidades